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Capacitação

Rede de ensino de Ipatinga busca valorização da leitura e da escrita

por SECOM/PMI

22/08/2017 17:31

A Prefeitura de Ipatinga, através da Secretaria de Educação, iniciou nesta terça-feira (22), no Polo UAB – Universidade Aberta do Brasil, no bairro Bom Retiro, mais uma semana de Formação Continuada. As atividades são direcionadas aos professores do 6° ao 9° da rede municipal de ensino. 

A primeira turma a participar do processo de formação foi a constituída por professores de História, buscando melhorar o trabalho com a leitura, a escrita e com gêneros textuais nos conteúdos da disciplina.
O Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAC) preconiza que a leitura e a escrita são funções de todas as áreas. A rede municipal de ensino já vem obedecendo este direcionamento há alguns anos. No entanto, a atual administração busca avançar neste compromisso ao focar nos cursos de formação que visam melhorar a gestão na sala de aula.
O objetivo destes encontros é explorar com os professores o papel da leitura e da escrita no ensino, compreender a importância dos procedimentos como forma de construção do conhecimento. A ideia é construir instrumentos que possibilitem e facilitem os trabalhos com leitura e escrita em cada disciplina. E o principal é que, neste curso, os professores consigam compartilhar experiências, práticas de leitura e escrita com foco nos gêneros textuais. 
A Formação Continuada de História foi ministrada pelo professor Riler Scarpati. De acordo com ele, na verdade o primeiro ponto desta abordagem foi feito anteriormente com o trabalho de reformulação da proposta curricular. “O que nós estamos fazendo hoje é tentar detectar maneiras de se trabalhar leitura e escrita dentro do conteúdo de História, uma forma de implantar esta proposta curricular, de efetivá-la e colocá-la em prática de acordo com o PNAC, além de garantir aos alunos a efetividade no aprendizado do conhecimento por meio de habilidades e competências”, explica. 

OFICINAS
Segundo Riler, a formação de História contempla uma parte teórica e uma prática. “Na teórica os professores estudaram um determinado texto, tivemos um momento para discussão, e na prática nós tentaremos criar mecanismos para efetivamente aplicar na sala de aula aquilo que foi discutido e lido. Essa parte prática se dá por meio de oficinas, onde alguns materiais são preparados para que os professores possam enxergar de maneira simples aquilo que eles leram e discutiram na sala de aula. Nossa proposta é que eles consigam treinar o olhar deles para saber como trabalhar com os livros didáticos e conseguir repassar aos alunos com clareza. Através dos nossos diálogos com os professores conseguimos melhorar a gestão na sala de aula”, observa.  
Os cursos de formação se estendem de 23 de agosto a 4 de setembro, destinando-se também aos professores de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Geografia. 



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