Prefeitura Municipal de Ipatinga - Educa Cidade

Previsão do tempo

Você sabia?
Imprimir Email

Saúde

Políticas sobre drogas: 50 adolescentes abrem Conferência Livre

por SECOM/PMI

13/09/2017 18:08

con

Os encontros são abertos à participação da sociedade civil e de representantes de entidades.

Dando início às ‘Conferências Livres’ em preparação para a IV Conferência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, cerca de 50 alunos do Núcleo de Atendimento e Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (EPTOM) participaram, na tarde desta quarta-feira (13), de discussões sobre “Políticas sobre drogas para a juventude” em Ipatinga. Nesta quinta-feira (14), a partir das 14h, a ‘Associação Loucos por Você’, no bairro Iguaçu, sediará um novo encontro com outros participantes do município.

Durante a ‘Conferência Livre’, os adolescentes conversaram sobre a influência da mídia e das redes sociais na construção da identidade do jovem, no partilhamento de ideias, objetivos, pensamentos e valores em comum. O espaço foi oportuno para discutir também sobre a diversidade de ideias e as várias concepções que influenciam na abordagem da temática de álcool e outras drogas. Ao final de cada conversa os alunos elaboravam sugestões para criação e implementação de ações específicas dessa temática no currículo escolar.

isadora

Para Isadora Medeiros, "as conversas sobre uso de drogas e álcool deveriam começar dentro de casa, mas muitas famílias têm casos de alcoolismo mal resolvidos e não se fala a respeito".

Participante do evento, a estudante Isadora Medeiros, de 17 anos, ressaltou a importância da roda de conversa, pois “quanto mais cedo o adolescente conversar sobre a questão do uso exagerado de álcool, do consumo de drogas, melhor para ele mesmo. Pra mim, essas conversas começaram dentro de casa, mas muitas famílias têm casos de alcoolismo mal resolvidos e não se fala a respeito. Tenho amigos que usam drogas, que fazem consumo abusivo de álcool. Então, entendo que é muito válido estar aqui discutindo esse tema e aprendendo”, disse.  

Tanto as ‘Conferências Livres’ quanto as pré-conferências regionais são encontros abertos à participação da sociedade civil e de representantes de entidades.

As pré-conferências regionais serão realizadas no dia 19 de setembro, a partir das 8h, na Câmara Municipal de Ipatinga, e no dia 20, a partir das 15h, na Escola Municipal Artur Bernardes, no bairro Canaã.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPPUD) de Ipatinga, Fernanda Gulart, “o objetivo nesta etapa é fomentar, em toda a cidade, a construção de espaços que favoreçam o debate social, incluindo, inclusive, usuários de álcool e outras drogas. A partir desses encontros, nós acreditamos que muitas estratégias comecem a ser elaboradas para que possam ser discutidas e deliberadas como políticas públicas na Conferência Municipal”, explicou.

Sobre a Conferência

A IV Conferência Municipal será realizada em 26 de setembro, das 7h às 18h, no auditório Arena, no bairro Iguaçu. Ela irá discutir e consolidar as propostas relativas às Políticas Públicas Sobre Drogas em Ipatinga, além de propor diretrizes para a consolidação do Programa Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas de Ipatinga - PROMPPUD, com ênfase na implementação da Política Municipal sobre Drogas voltada, principalmente, para o público jovem. Ainda, serão eleitos os delegados para representar o município na VII Conferência Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • 2016 | Todos os direitos Reservados - Prefeitura Municipal de Ipatinga - CNPJ 19.876.424/0001-42 Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 Centro - Telefone: (031) 3829-8000 CEP 35160-011 Ipatinga - Minas Gerais
    • Desenvolvido por Actcon.net