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Educação

Plano Municipal de Educação de Ipatinga

por SECOM/PMI

01/07/2015 15:12

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 

Em setembro de 2014 a Prefeitura deu início à coordenação de ações para a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) de Ipatinga, documento que contém as metas e estratégias para a evolução da Educação nos próximos 10 anos, seguindo as diretrizes do Plano Nacional (PNE), sancionado em junho de 2014 pelo governo federal.
Com o objetivo de cumprir os prazos estabelecidos pela Lei 13005/2014 e envolver a comunidade escolar de forma ampla em todos os eixos temáticos do PME, foram formadas uma Comissão Representativa e uma Equipe Técnica para a realização dos trabalhos. Sob a coordenação do mestre em Educação, professor Genuíno Bordignon, os grupos, compostos por representantes da Secretaria de Educação, conselhos municipais, sindicatos, Câmara Municipal e técnicos da Prefeitura de Ipatinga, produziram um diagnóstico sobre o cenário atual da Educação nas redes municipal, estadual e particular de Ipatinga, nos segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Inclusiva, Ensino Médio, Profissional e Superior, Gestão Democrática da Educação e Profissionais da Educação. O Plano também contou com a participação popular, com a sugestão de metas e estratégias para cada área da Educação do município.
Em junho de 2015 o PME foi aprovado pela Câmara Municipal. Segundo a lei, o Poder Executivo Municipal deverá executar, entre outras, as seguintes diretrizes:
 
Educação fundada na solidariedade, no diálogo, na ética, no respeito às diferenças humanas e culturais e ao diálogo entre gerações, na inclusão e justiça social e nos valores humanistas;
Gestão democrática em todas as instâncias do sistema de ensino e nas unidades escolares, com participação e controle social;
Indissociabilidade entre educação, sustentabilidade socioambiental, justiça social, trabalho, práticas sociais e culturais e desenvolvimento humano;
Valorização das produções culturais locais;
Articulação entre poder público e sociedade para promover a efetiva participação social no processo educacional, cultural e de sustentabilidade ambiental do município na perspectiva de uma cidade educadora.
 
 

 



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