Prefeitura Municipal de Ipatinga - Educa Cidade

Previsão do tempo

Você sabia?
Imprimir Email

EJA - Educação para Jovens e Adultos

Educação de Jovens e Adultos retoma atividades em Ipatinga

por SECOM/PMI

09/02/2017 14:07

Coordenadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e equipe diretiva das escolas onde funciona o programa estiveram reunidos na quarta-feira (8), no Centro de Formação Pedagógica (Cenfop) anexo à Escola Municipal Padre Cícero de Castro, no bairro Bom Retiro. O objetivo do encontro foi organizar o funcionamento e a estrutura curricular do projeto para 2017. 

De acordo com o coordenador do programa em Ipatinga, João Carlos Duarte, “na reunião foram discutidas questões como a necessidade de melhorar as oficinas e tornar este EJA 2017 mais pró-ativo, atendendo as demandas especiais de alunos que tenham ficado fora da sala de aula, de forma que ele se interessem mais pelo ensino regular”.

As aulas da EJA funcionam em nove escolas de Ipatinga e tiveram início no dia 6 de fevereiro. Em anos anteriores o projeto chegou a alcançar quase 1.600 alunos. Conforme enfatizou o secretário de Educação Jésus Nascimento, a EJA procura ajudar os jovens e adultos a retomar os estudos e consequentemente se encaixarem no mercado de trabalho. “O programa visa dar instrução e trabalhar o domínio das habilidades nas pessoas inscritas nesta modalidade de ensino”, acrescentou.  

ETAPAS
A EJA acontece em ciclo único, sendo composto por quatro períodos anuais. Na primeira etapa ocorre a alfabetização. Na segunda, uma fase intermediária, os alunos participam de oficinas.Em seguida há o aprimoramento, com diversos conteúdos e a certificação.

As atividades são selecionadas de acordo com o interesse dos estudantes e as condições de cada escola. Ao final, os alunos recebem os certificados, que, além de valorizar o currículo profissional, complementam seu histórico escolar por meio da carga horária.

FUNCIONAMENTO E INSCRIÇÕES
A EJA funciona de segunda a sexta-feira, nas escolas municipais Altina Olívia Gonçalves (Iguaçu), Arthur Bernardes (Canaã), Gercy Benevenuto (Taúbas), João Reis de Souza (Limoeiro), Levindo Mariano (Bom Jardim), Márcio A. Guerra (Veneza II), Mário Casassanta (Zona Rural, Ipaneminha), Prof.ª Maria da Conceição Pena Rocha (Esperança) e Zélia Duarte Passos (Bethânia). As aulas são ministradas das 18h às 21h nas escolas rurais e de 18h as 22h nas escolas urbanas. 
As aulas são ministradas em cinco módulos de 40 minutos, mais 20 minutos de práticas culturais e práticas sociais produtivas - estas últimas envolvendo aplicação de economia solidária, arte e atividades esportivas. Interessados em retornar aos estudos regulares devem estar sempre atentos ao período de matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 
As inscrições podem ser feitas para todas as etapas do Ensino Fundamental. Para se inscrever, o candidato precisa ter, no mínimo, 15 anos de idade e levar à escola mais próxima de sua residência os documentos de identidade, comprovante de residência e histórico escolar (original e cópia). 
Estudantes sem condições de comprovar a sua escolaridade podem informar, no ato da inscrição, que não possuem o histórico escolar. Isto para que a coordenação da escola os encaminhe para avaliação. 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • 2016 | Todos os direitos Reservados - Prefeitura Municipal de Ipatinga - CNPJ 19.876.424/0001-42 Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 Centro - Telefone: (031) 3829-8000 CEP 35160-011 Ipatinga - Minas Gerais
    • Desenvolvido por Actcon.net