Prefeitura Municipal de Ipatinga - Educa Cidade

Previsão do tempo

Você sabia?
Imprimir Email

Notícia

Coordenadora do núcleo artístico ganha prêmio

por SECOM/PMI

07/08/2017 16:51

A coordenadora do núcleo artístico da Seção de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação e membro do grupo Farroupilha, Claudiane Dias Silva, ganhou prêmios de Melhor Atriz na categoria Teatro de Rua e Trilha Sonora, pelo espetáculo ‘Borbulhinhas Barulhentas’, na 17ª edição do Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete (FACE), um dos maiores festivais de teatro amador de Minas Gerais. A atriz também foi homenageada com o troféu Ricardo Maia de Melhor Atriz, pelos 20 anos de teatro no Vale do Aço. 

O Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete contou com apresentações de 55 espetáculos e 40 companhias de teatro. Aproximadamente 400 artistas ofereceram aos presentes, durante nove dias, oportunidade de confluência cultural com valores acessíveis a toda população interessada. 
De acordo com Claudiane, o espetáculo ‘Borbulhinhas Barulhentas’ é um convite à reflexão sobre o uso dos recursos naturais do planeta: “Com enfoque sobre a natureza, a montagem já foi apresentada a todas as escolas de educação infantil e também algumas do ensino fundamental I e II de Ipatinga. Na peça, duas meninas tiram, de um amontoado de tralhas, nuvens de chuva, um rio, a dona Sujeira, as nadadoras e até uma sereia que solta borbulhinhas na água. Minha parceira de cena nestas jornadas é a Fran Silvestre, que também foi premiada como Melhor Atriz no festival de Conselheiro Lafaiete. Ela dá aula de teatro na Escola Zélia Duarte, no Bethânia”, conta. 
“Milito na área desde 1995 e estou muito feliz pelo reconhecimento do meu trabalho. Amo o teatro. Pela Prefeitura, trabalhei na Escola Municipal de Teatro até ela ser desativada, há alguns anos. Graças a Deus ela tem grande probabilidade de voltar e eu estou incluída neste projeto”, festeja. 
Conforme Claudiane, atualmente as escolas têm teatro como uma modalidade dentro do programa Novo Mais Educação. Entretanto, haverá possibilidades de aulas para a comunidade futuramente. 

Novos projetos 
Segundo Claudiane, uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer tornará possível a volta da Escola Municipal de Artes Cênicas (EMAC), que funcionaria em uma das salas da Biblioteca Pública Municipal de Ipatinga 'Zumbi dos Palmares', no centro. 
Ainda segundo a coordenadora, surgirá ainda este ano um projeto especial na rede municipal, por meio do qual os alunos terão aulas de teatro, dança e circo. 

Grupo Farroupilha

O grupo de teatro Farroupilha existe há 22 anos em Ipatinga. No evento em Lafaiete apresentou o espetáculo ‘Borbulhinhas Barulhentas’, na Praça Tiradentes. Além dos prêmios como melhor trilha sonora e melhores atrizes para Claudiane Dias e Fran Silvestre, a peça recebeu ainda as indicações de melhor cenário, melhor diretor e melhor espetáculo pelo júri popular.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • 2016 | Todos os direitos Reservados - Prefeitura Municipal de Ipatinga - CNPJ 19.876.424/0001-42 Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 Centro - Telefone: (031) 3829-8000 CEP 35160-011 Ipatinga - Minas Gerais
    • Desenvolvido por Actcon.net