Prefeitura Municipal de Ipatinga - Educa Cidade

Previsão do tempo

Você sabia?
Imprimir Email

Educação

ABCDia da Educação aperfeiçoa diretrizes para a rede municipal

por SECOM/PMI

18/08/2017 17:03

A Secretaria de Educação de Ipatinga, através do Departamento Pedagógico, promove neste sábado (19) o evento ‘ABCDia da Educação’ nas 41 unidades de ensino que compõem a rede municipal.

Neste dia as escolas estarão envolvidas num momento especial de estudo e análise, com a participação de toda a comunidade escolar, pais e alunos para a reelaboração do Plano de Intervenção Escolar e reformulação do Projeto Político Pedagógico (PPP). O objetivo é abordar a necessidade de cada escola e incluir novas diretrizes que poderão ser descritas dentro do Projeto Político Pedagógico da rede. 
Para garantir o bom andamento das atividades propostas para este sábado letivo, o Departamento Pedagógico orientou a equipe diretiva de cada escola para que tivessem em mãos documentos escolares como o Regimento Escolar, o Projeto Político Pedagógico e os resultados das avaliações Externas e Internas como: simulados, balanço do semestre e demais medições feitas segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave).  
Através da análise destes documentos será possível utilizar instrumentos para planejamento e acompanhamento do trabalho realizado em cada unidade de ensino, o que poderá enriquecer os estudos dos alunos de acordo com as realidades específicas. 
Em preparação para o evento, as equipes diretivas das 41 unidades realizaram uma capacitação onde foram discutidos assuntos como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Programa Saúde na Escola, Educação Especial e o monitoramento do Plano Municipal de Educação. Por meio dessas observações, elas foram munidas de instrumentos necessários para criar e revisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas, definir o que manter e o que descartar. 
As atividades do ‘ABCDia da Educação’ serão conduzidas pelo diretor de cada unidade escolar, com apoio dos coordenadores pedagógicos. Os diretores e coordenadores deverão encaminhar até o dia 23 de agosto, para o Departamento Pedagógico da Prefeitura, os resultados das ações e estratégias propostas pela comunidade escolar, bem como o cronograma das ações que serão desenvolvidas ao longo do ano para a reconstrução do PPP.

Escola dos sonhos
De acordo com Maria do Carmo Melo, gerente da Seção de Ensino Fundamental, os principais objetivos dessas medidas organizacionais é ter na escola uma liderança efetiva do Diretor e atuação significativa do Coordenador Pedagógico; obter uma gestão pedagógica como eixo do trabalho e o aluno como centro de sua atenção, e construir um Projeto Político Pedagógico democraticamente, além de assegurar um Plano de Intervenção Escolar bem elaborado e implementado. 
Outros alvos são valorizar as práticas efetivas do professor na sala de aula, com foco na aprendizagem do aluno; ter um currículo bem elaborado e organizado, além de realizar reuniões pedagógicas para planejamento conjunto, discussão das boas práticas e análise de materiais pedagógicos cotidianamente. 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • 2016 | Todos os direitos Reservados - Prefeitura Municipal de Ipatinga - CNPJ 19.876.424/0001-42 Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 Centro - Telefone: (031) 3829-8000 CEP 35160-011 Ipatinga - Minas Gerais
    • Desenvolvido por Actcon.net